quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Eu posso Pastor ?

Muitas vezes em nossas vidas, nós cristãos, temos dúvidas sobre coisas que não estão escritas claramente na bíblia "tal coisa é pecado!" (exemplos: beber "socialmente", ir numa festa, namoro, masturbação, etc) e se não sabemos lidar com essas dúvidas corremos sérios riscos de: 1)Pecar! 2)Viver sobre o legalismo*. Ambos são maléficos a nossa vida espiritual (espírito) e consequentemente a emocional (alma) e a física (corpo). Então lembrando de uma pregação de um ex-Pr. da minha igreja, aqui vai o manual do "Fazer ou não fazer, eis a questão".

1 - Primeiro certifique-se se o que vc tem é uma dúvida, ou uma curiosidade. Se for uma dúvida, não faça enquanto não tiver certeza se é ou não pecado, pois as probabilidades são grandes dessas dúvidas estarem sendo geradas por gritos do espírito santo que habita em vc e está tentando te alertar do perigo.

2 - Imagine, "Se Jesus vivesse NOS TEMPOS DE HOJE ele faria isso?" (Filipenses 2:5 - "Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus"). Note a enfase do NOS TEMPOS DE HOJE, afinal naquele tempo não existia carro, por isso dirigir é pecado? não! Não seria nada de mais, caso Jesus vivesse nos tempos modernos, ter um fusquinha veio!

3 - Isso é pedra de tropeço pro meu irmão (I Coríntios 8: 8-13)? Quanto mais engajado no(s) ministério(s) de uma igreja local, mais visado vc se torna ou quando vc visita uma igreja de um amigo(a) e se diz cristão, algumas pessoas também olharão pra vc e pro seu amigo(a) que lhe levou. Esses são os casos mais clássicos em que se deve ter muita atenção a determinadas atitudes que podem gerar fofoca ou acusações. Deve-se ponderar muito antes de falar ou fazer algo... Então fique atento pra não fazer seu irmão tropeçar, pois a palavra diz que assim TU estarás pecando!
Porém também há de se destacar que não dá pra agradar a gregos e troianos. Temos sempre de escolher servir a Deus em primeiro lugar e não podemos viver debaixo da lei, pois dela fomos libertos (Romanos 6:14), vivemos pela graça e temos liberdade em Cristo Jesus para agir pela obra dEle, então se é isso que fazes e outros te acusam, segue firme nos caminhos do Senhor!

4 - Você contaria isso pra qualquer pessoa normalmente? Essa tem uma ligação com a pergunta anterior, pois se vc faz algo escondido e não pode contar pra um irmão pois este lhe acusaria, é óbvio que você não deveria fazer isso! Pois as vezes achamos que estamos a sós (Deus é onipresente lembra), ou que naquele local ninguém que vc conhece estaria, mas isso pode ser um ledo engano.

5 - O que vc está em dúvida se deve fazer ou não vai te edificar, ou vai edificar o seu próximo? Aquilo que vc vai fazer/falar é construtivo, traz algum benefício, gera algum valor, ensina alguma lição, gera amor, gera a paz, traz conforto, etc, etc, etc... Se não faz nada disso pense direitinho se vc realmente precisa fazer/dizer isso!

Ah e eu não sou dono da verdade absoluta, por isso não acredite piamente no que eu escrevo, leia, reflita, medite e tente tirar suas próprias conclusões, como os bereianos (Atos 17: 10,11). Qualquer dúvida, crítica, sugestão, manda nos comentários que eu respondo!


* LEGALISMO: É o mesmo que religiosidade, ou, aquilo que nós seres humanos achamos que DEVEMOS fazer pra Deus nos aceitar, nos amar, nos abençoar, etc.Deus nos ama, isso é misericórdia. Deus nos abençoa, isso é graça. A graça e a misericórdia vem dEle, são caracteristicas da personalidade de Deus e não de nós (Efésios 2: 8,9), se não não seria misericórdia e sim gratidão e não seria graça e sim salário!


Eu Compus uma musica essa semana e coloquei o Titulo de "TEM UM TAL DE NADA NÃO" será inserida em nosso 2°CD Aguardem
Paz Queridos amo vcs em Cristo Jesus...

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Relacionamentos Descartávies.


Você já viu alguém usar um copo descartável e lavar pra usá-lo de novo?  Provavelmente não! Copos descartáveis são exatamente feitos para serem descartáveis! Alguém o usa e depois joga fora.


“Enquanto a pessoa certa não chega, me divirto com as erradas”. “Irmã, gosta de canto? Então vamos naquele alí”. (...) É, talvez você não ouça essas frases de jovens cristãos, mas alguns não precisam nem dizer, suas atitudes falam por si só, querem saber de pegação, nada de compromisso esses são os "copos descartáveis" (aliás, se não querem compromisso com ninguém, quem dirá com Deus.).

Acontece que em nossos tempos a nossa juventude tem deixado a oportunidade de ser um vaso de bênçãos, canal do amor de Cristo, para ser um copo descartável que é facilmente amassado e jogado fora... Estou falando dos relacionamentos instantâneos em que os jovens têm se entregado, não dando valor a si mesmo, entregando-se a paixões curtas que não traz nada de bom, a não ser uma gostosa massagem na sua carne, mas como está escrito em Romanos 8:8“Portanto, os que estão na carne NÃO PODEM AGRADAR A DEUS”.

Somos templos do Espírito Santo, e Ele não habita em templo “amassado” nem templos descartáveis. A juventude cristã deve deixar de querer se parecer com os que estão lá fora e deve influenciá-los com seus princípios e não deixar ser influenciada com princípios inversos aos de Jesus, como infelizmente tem ocorrido.  Vamos purificar nosso corpo, o templo do Espírito Santo, dizendo não a esses princípios e práticas!

Jovem, se você não sabe disso, eu te digo agora: ficar não é de Cristo! Eu já fiquei, sei bem como é! Eu me arrependi das vezes que fiz isso (não foram tantas assim rsrs), pois sei que o Senhor se entristecia toda vez em que fazia isso. Hoje eu tenho uma namorada que amo muito e estamos buscando a santidade, abrindo mão das nossas paixões para agradar a Deus, temos lutado, buscando estratégias contra a carne e a direção de Deus para agradarmos o Seu coração. O que estamos buscando é um RELACIONAMENTO SAUDÁVEL, SANTO E AGRADÁVEL A DEUS (sabemos que isso não é fácil, mas é assunto pra outra mensagem), e é disso que precisamos. Uma paixão de uma noite certamente não se encaixa nisto.

Segue algumas dicas para não se tornar copo descartável:

PARA AS MENINAS: Vocês devem tomar cuidado com esses irmãozinhos e seus papinhos moles no ouvido (se achando o Don Juan), seus abraços calientes (habla español?) e esses beijinhos cheios de segundas intenções (que não tem nada haver com os de Romanos 16:16)... Irmãzinhas afastem-se da presença do mal (hihi – I Tessalonicenses 5:22).  Fique esperta caso algum meliante quiser te mostrar o seu ‘“dom de línguas”, que não tem nada haver com língua dos anjos, pregue Jesus para ele J.

PARA OS MENINOS: Às vezes parece que somos piores, se for isso um instinto, devemos controlar. Cuidado com os elogios, com os abraços, com os “beijinhos de amigo”... Muita coisa é desnecessária. E essas irmãzinhas com essas roupas tão sensuais, com seus decotes e muito mais? (Vestida para matar 2) Irmãozinhos, se teu olho te faz pecar, arranque-o, já dizia Jesus (Marcos 9:47). Não dê mole, não se deixe seduzir, e faça o que diz na próxima dica:

PARA AMBOS: Exortem uns aos outros, edifiquem-se (I Tessalonicenses 5:11), se um irmãozinho(a) te fez pecar, ou quer que você seja o motivo do pecado dele(a), exorte-o(a), repreenda-o(a) como Jesus repreendeu Pedro em Marcos 8:33: “Arreda satanás” (haha). E não se tornem pedra de tropeço para o (a) outro (a) (I Coríntios 10:32, I João 2:10).

Precisamos resgatar os valores que nos fazem diferentes do mundo, que fazem sermos sal e luz do mundo. Chega de se entregar a essas paixões! Espere a pessoa certa no Senhor, e certamente Ele não o desapontará, antes trará aquilo que for melhor pra você, segundo a Sua boa, perfeita e agradável vontade.

Descanse no Senhor, “esperar é caminhar”. Não há nada melhor do que esperar no Senhor e receber a direção do seu Espírito. Diga agora: NÃO SOU COPO DESCARTÁVEL, SOU TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO! SEREI FIEL AO SENHOR E ESPERAREI O SEU TEMPO CERTO. SOU CRISTÃO E DIGO NÃO À PEGAÇÃO!

Peça a Jesus para te purificar de todos os seus pecados, das vezes que você se entregou a esses tipos de paixões, que preferiu agradar a sua carne do que agradar a Deus. Peça pra ele te direcionar e te ensinar a esperar.

No amor Deste, cuja vontade é boa, perfeita e agradável, e que nunca falha em Suas ações, que nos ouve e que tem o melhor para nós, e que faz tudo isso no tempo certo: Jesus Cristo. Amém!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Ouvir Musica "SECULAR" é Pecado????

Versículos para o texto: 1 Coríntios 10:23, Colossenses 1:16-17, Filipenses 1:9-10.
Tal como o post anterior, onde é explicado que assistir BBB não é propriamente pecado - o que não quer dizer que você ganhou uma desculpa pra assinar o pay-per-view e passar 24h assistindo, espertinho(a) hehehe - esse vem pra elucidar outra questão que já a algum tempo vem se tornando consenso no meio cristão (o que não obriga você a aceitar, caso de fato não acredite! Que Deus seja seu único árbitro).
Há algum tempo no meio cristão se criou essa disparidade na música, subdividindo-a em 2 grupos, música cristã (gospel, evangélica, etc) e música secular (do mundo, não cristã, etc). Porém desde o fim da década de 90 esse dogma vem sendo quebrado, pois se percebeu que:
- Tal como um instrumento musical, a música não tem vida própria, logo não é capaz de, por si só, adorar ou blasfemar contra Deus e/ou sua criação. Somente quando é cantada é que ela serve a um desses propósitos, por isso músicas do U2 estão no repertório de diversas bandas cristãs, assim como músicas gospel recentemente tem sido usadas em shows de duplas sertanejas e grupos de pagodes (uma lástima). Vale lembrar que até pouco tempo atrás a bateria era tido como um instrumento do capeta, por remeter aos "batuques" do candomblé, nenhuma igreja usava, até que alguém (abençoado seja) percebeu que isso era tudo besteira e superstição e hoje eu não conheço um único artista cristão que não use bateria em shows.
- Assim como uma faca fabricada num lugar qualquer, que tanto pode servir pra cortar alimentos que vão ser destinados aos pobres na África, quanto para matar uma pessoa, o compositor/cantor de uma música não é responsável pela adoração contida nela. Ele é responsável pela adoração dele e você pela sua, por isso não adianta encher seu ouvido de música gospel se o seu coração tá duro que nem uma pedra!
- Deus criou os amigos, criou a natureza, criou cada um de nós, homens e mulheres, nos dá momentos de alegria para desfrutarmos e provações para que cresçamos... Porque diante de tantas maravilhas Ele seria tão egocêntrico a ponto de só nos autorizar a cantar músicas que falem sobre Ele? Não devemos adorar nada nem ninguém acima dEle, mas cantar um música sobre a pessoa amada, sobre nossas mães, pais, amigos, etc não significa que aquela pessoa está acima de Deus (a própria bíblia tem um livro inteiro dedicado a poesia romântica de um casal). Cantar uma música pra uma pessoa é o mesmo que dizer "eu te amo", apenas com outras palavras e com uma melodia... Assim também a música serve como luta, contra injustiças, preconceitos, crimes, etc! É uma arma poderosa que chega aos ouvidos de milhares e pode ajudar muitos a se desviar de caminhos tenebrosos.

Sendo assim a divisão mais correta a se fazer da música é: música boa e música ruim! simples assim... Uma música que fala de coisas boas, de amor verdadeiro, de amizade, de angústias e sofrimentos que vemos e vivemos, de denúncia contra os preconceitos, etc. não precisa necessariamente ser cantada por uma banda gospel pra que você seja autorizado a gostar dela. Bem como nem tudo que é produzido no meio evangélico tem qualidade de fato. Aliás isso está cada vez mais raro, um artista cristão autêntico que vive o que canta. Muitos hoje só querem saber do sucesso e da grana, tal e qual artistas seculares! Sendo assim, eduque seu ouvido a gostar de fato do que tem qualidade, uma boa letra, boa melodia, bom arranjo, que toque o seu coração e não qualquer música vomitada por aí ;)