quarta-feira, 28 de março de 2012

Somos Fortes

Sempre é emocionante ver os atletas na linha de chegada comemorando um bom resultado de sua corrida. Quando os acompanhamos desde o começo, vemos antes da largada olhares preocupados e ansiosos para saber qual será o resultado. Durante a corrida rostos tensos, olhares determinados e em pouco tempo a linha de chegada, o final e a comemoração ou frustração.

Crescemos vendo isso e aprendendo que a celebração é vivida na linha de chegada, com o resultado final. Dessa forma a corrida tem que passar rápido, o mais rápido possível.

Mas o apóstolo Paulo mostra que pode ser diferente.

Paulo na linha de chegada da sua vida escreve uma carta emocionante para seu discípulo Timóteo. Dando suas últimas recomendações para o jovem líder ele aproveita e faz uma reavaliação de sua vida e de seu chamado.

Em um texto emocionante da sua segunda carta para Timóteo, ele, o apóstolo, prevê sua morte por ser seguidor de Jesus Cristo e descreve o que valeu a pena:

"Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida.
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.
Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda." II Tm 4:6-8

Ele não fala que derrotou o adversário no combate, que ganhou a corrida ou que moveu montanhas com sua fé. Ele mostra na linha de chegada que a corrida que ele fez foi boa do começo ao fim, que lutou com firmeza a luta toda e que, mesmo com as derrotas aparentes, guardou a sua fé.

O apóstolo mostra para o jovem Timóteo e para todos nós, que o foco não está apenas no resultado da vida e sim no jeito que se caminha, em cada passo, em cada respirar de nossa corrida.

Se aprendermos com Paulo esta lição, vamos aprender a celebrar, no meio do caminho, as pequenas vitórias, vamos ter prazer no jeito de viver e assim não vamos querer que a corrida passe rápido.

Poderemos chegar na linha final e dizer: Sei que fiz o melhor em Cristo e a medalha que Ele quiser me dar será a minha alegria.


quinta-feira, 15 de março de 2012

Todos nós temos um Chamado!


"Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. Ele, porém, respondeu: Ah! Senhor! Envia aquele que há de enviar, menos a mim." Êxodo 4.12-13 

Assim como Moisés era pecador, assim também o somos. Mas pecadores que arrependidos de seus pecados aceitam Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. Glórias à Deus por ter entregue seu Amor na cruz por cada um de nós.
O povo de Deus andava cativo em meio ao Egito, em cárcere pelo faraó que até então parecia invencível por um povo que andava com Deus, mas nos momentos em que mais se precisava de fé, a própria lhes falhava em acreditar que Deus poderia mudar toda situação. O Senhor então chega para Moisés e o escolhe para tirar o povo cativo da escravidão do Egito e mesmo sendo escolhido Moisés parecia não acreditar ser o enviado de Deus para comandar a retirada do povo de Deus da escravidão.
Moisés tinha um chamado como Você e Eu temos. A prova do chamado de Deus acontece quando estamos cheios do seu Espírito Santo e com isso somos comovidos e constrangidos a exercer nosso chamado. Prova disso está em Êxodo 3:4, quando o “...Senhor chamou Moisés e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui”. Agora me diga amado, que coração sem o Espírito Santo ouve Deus lhe chamar? Moisés acertou o primeiro passo: Ouviu a voz de Deus o chamar! A segunda prova está escrita em Êxodo 4:14, no qual diz: “Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros”. O segundo passo é reconhecer quem Deus é, o que Ele significa para sua vida. Reconhecer que somos dependentes do Senhor para trabalhar em sua obra, exercer nosso chamado. A terceira prova é a do texto base da mensagem, que se encontra em Êxodo 4.12:13 na qual está escrito: “Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. Ele, porém, respondeu: Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim.” O Senhor nosso Deus é quem nos dá capacidade, Ele prometeu ser a boca de Moisés e ensinar sobre tudo o que ele iria falar e fazer, guiado por Deus. Moisés, sabendo que não conseguia falar bem (Êxodo 4:10), teve receio de aceitar o chamado que Deus o tinha para sua vida. O Senhor usou o irmão de Moisés, Arão, para ser porta voz de Moisés a frente do povo no Egito e fora dele. O Senhor é o Deus que te capacita.
E em nossa vida, temos aceitado o chamado de Deus para nossa vida? Temos sido cheios do Espírito Santo de Deus? Temos escutado sua voz quando ele nos chama? Reconhecemos a majestade de Deus em nossa vida? Estamos em nosso humilde lugar de pecador redimido? Deixamos-nos abertos para que Deus possa nos capacitar? São muitas as perguntas para que possamos refletir e encarar nossa vida com Deus a sério, levando sua palavra para aqueles que ainda não se alimentarão do Pão vivo Jesus Cristo. Estes três passos são alguns apenas que podemos tirar do capítulo 4 de Êxodo, de incontáveis que Deus pode falar em nossa vida.
Eu quero Ouvir a voz de Deus em minha vida,a me chamar e dizer Eis-me aqui Senhor Quero recenhecer a cada dia a majestade de Deus em minha vida,reconhecer que sou pecador e que preciso ser lavado pelo sangue de Cristo e deixar ser moldado e capacitado por Deus. Não sou perfeito. Apenas quero cumprir o chamado de Deus para minha vida. Que esta possa ser sua oração.
VOCÊ ACEITA SEU CHAMADO?

sexta-feira, 2 de março de 2012

Seja como o Patriarca Jó! Tenha Caráter.

“Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus que se desviava do mal”. Jó 1:1

Você gostaria de ser integro e reto como Jó? Amém, eu sei que você tem esta vontade latente em seu coração.
A pequena mensagem da parte de Deus hoje é muito simples. Vamos ser como Jó, ter um caráter de fé em Deus, uma personalidade de Fé em Deus que não muda, aconteça o que acontecer.
Necessitamos viver uma vida de integridade e retidão como homens e mulheres honrados e temente a Deus. Estamos morrendo diariamente dentro de nossas igrejas, vivendo uma vida cristã apenas no domingo de manhã na EBD ou no culto da noite. Pessoal, onde estão os Cristãos deste Brasil? Será que estão nas redes sociais, nas ruas, nos seus trabalhos, até mesmo nas igrejas e esquecerão de “estar” em Deus? Aliás, fato é que poucos estariam em Deus nos últimos dias, porque a própria palavra do Pai alerta que nos últimos tempos o amor de muitos se esfriaria (Mateus 24:12). Vamos “estar” no melhor local para se viver, em Deus. Jó esteve em Deus, o seu amor pelo Pai não se esfriou. Vamos acordar Igreja! Onde você tem "estado"?
O relacionamento com Deus começa no simples ato de reconhecer Jesus Cristo como único e suficiente Salvador de nossas vidas, depois disso poderemos se espelhar nas qualidades de Jó. Desviar-se do mal é conseqüência de um relacionamento íntimo com Deus.
Jó era homem de grande caráter e de muitos bens. Todo o livro de Jó demonstra que mesmo perdendo todos os seus bens (leia o livro de Jó para saber o que ele perdeu), ele não perdeu o mais importante de um servo do Deus vivo poderoso. Jó não perdeu o caráter. Quantos cristãos, quantos de nós estamos afastados dos braços do Pai porque perdemos ou deixamos de ganhar algum bem que julgamos ser o melhor para nossa vida? Perdemos o nosso caráter, nossa fé, nossa comunhão com Deus por troco de coisas que literalmente não valem nada se comparados com o que Deus é para nossa vida. Aprenda uma coisa: O seu caráter cristão, sua fé em Deus, a tua fidelidade para com o Pai é inegociável. Aconteça o que acontecer, não deixe de Amar Deus.
Podemos ter uma grande aprendizagem em todo livro de Jó. Temos que confiar em Deus, não importa a situação, é precisar confiar, só N’ele forças ter, aconteça o que acontecer, custe o que custar. Isso precisa ser forte em nossa vida, isto é muito sério.
Seja íntegro, ande por caminhos retos, tema a Deus e desvie-se do mal. Estas qualidades formaram o Caráter de Jó diante de toda a sua vida.
Vamos ser como Jó, ter um caráter que glorifique a Deus e ao próximo. Você pode, Eu posso, Nós conseguiremos.
Que esta pequena mensagem possa te tocar assim como Deus o fez comigo.
Vamos cumprir o que está escrito em Marcos 16:15 “...Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”.
Repasse e comente as mensagens com outras pessoas, não despreze a voz de Deus.