quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Eu posso Pastor ?

Muitas vezes em nossas vidas, nós cristãos, temos dúvidas sobre coisas que não estão escritas claramente na bíblia "tal coisa é pecado!" (exemplos: beber "socialmente", ir numa festa, namoro, masturbação, etc) e se não sabemos lidar com essas dúvidas corremos sérios riscos de: 1)Pecar! 2)Viver sobre o legalismo*. Ambos são maléficos a nossa vida espiritual (espírito) e consequentemente a emocional (alma) e a física (corpo). Então lembrando de uma pregação de um ex-Pr. da minha igreja, aqui vai o manual do "Fazer ou não fazer, eis a questão".

1 - Primeiro certifique-se se o que vc tem é uma dúvida, ou uma curiosidade. Se for uma dúvida, não faça enquanto não tiver certeza se é ou não pecado, pois as probabilidades são grandes dessas dúvidas estarem sendo geradas por gritos do espírito santo que habita em vc e está tentando te alertar do perigo.

2 - Imagine, "Se Jesus vivesse NOS TEMPOS DE HOJE ele faria isso?" (Filipenses 2:5 - "Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus"). Note a enfase do NOS TEMPOS DE HOJE, afinal naquele tempo não existia carro, por isso dirigir é pecado? não! Não seria nada de mais, caso Jesus vivesse nos tempos modernos, ter um fusquinha veio!

3 - Isso é pedra de tropeço pro meu irmão (I Coríntios 8: 8-13)? Quanto mais engajado no(s) ministério(s) de uma igreja local, mais visado vc se torna ou quando vc visita uma igreja de um amigo(a) e se diz cristão, algumas pessoas também olharão pra vc e pro seu amigo(a) que lhe levou. Esses são os casos mais clássicos em que se deve ter muita atenção a determinadas atitudes que podem gerar fofoca ou acusações. Deve-se ponderar muito antes de falar ou fazer algo... Então fique atento pra não fazer seu irmão tropeçar, pois a palavra diz que assim TU estarás pecando!
Porém também há de se destacar que não dá pra agradar a gregos e troianos. Temos sempre de escolher servir a Deus em primeiro lugar e não podemos viver debaixo da lei, pois dela fomos libertos (Romanos 6:14), vivemos pela graça e temos liberdade em Cristo Jesus para agir pela obra dEle, então se é isso que fazes e outros te acusam, segue firme nos caminhos do Senhor!

4 - Você contaria isso pra qualquer pessoa normalmente? Essa tem uma ligação com a pergunta anterior, pois se vc faz algo escondido e não pode contar pra um irmão pois este lhe acusaria, é óbvio que você não deveria fazer isso! Pois as vezes achamos que estamos a sós (Deus é onipresente lembra), ou que naquele local ninguém que vc conhece estaria, mas isso pode ser um ledo engano.

5 - O que vc está em dúvida se deve fazer ou não vai te edificar, ou vai edificar o seu próximo? Aquilo que vc vai fazer/falar é construtivo, traz algum benefício, gera algum valor, ensina alguma lição, gera amor, gera a paz, traz conforto, etc, etc, etc... Se não faz nada disso pense direitinho se vc realmente precisa fazer/dizer isso!

Ah e eu não sou dono da verdade absoluta, por isso não acredite piamente no que eu escrevo, leia, reflita, medite e tente tirar suas próprias conclusões, como os bereianos (Atos 17: 10,11). Qualquer dúvida, crítica, sugestão, manda nos comentários que eu respondo!


* LEGALISMO: É o mesmo que religiosidade, ou, aquilo que nós seres humanos achamos que DEVEMOS fazer pra Deus nos aceitar, nos amar, nos abençoar, etc.Deus nos ama, isso é misericórdia. Deus nos abençoa, isso é graça. A graça e a misericórdia vem dEle, são caracteristicas da personalidade de Deus e não de nós (Efésios 2: 8,9), se não não seria misericórdia e sim gratidão e não seria graça e sim salário!


Eu Compus uma musica essa semana e coloquei o Titulo de "TEM UM TAL DE NADA NÃO" será inserida em nosso 2°CD Aguardem
Paz Queridos amo vcs em Cristo Jesus...