domingo, 5 de fevereiro de 2012

Ouvir Musica "SECULAR" é Pecado????

Versículos para o texto: 1 Coríntios 10:23, Colossenses 1:16-17, Filipenses 1:9-10.
Tal como o post anterior, onde é explicado que assistir BBB não é propriamente pecado - o que não quer dizer que você ganhou uma desculpa pra assinar o pay-per-view e passar 24h assistindo, espertinho(a) hehehe - esse vem pra elucidar outra questão que já a algum tempo vem se tornando consenso no meio cristão (o que não obriga você a aceitar, caso de fato não acredite! Que Deus seja seu único árbitro).
Há algum tempo no meio cristão se criou essa disparidade na música, subdividindo-a em 2 grupos, música cristã (gospel, evangélica, etc) e música secular (do mundo, não cristã, etc). Porém desde o fim da década de 90 esse dogma vem sendo quebrado, pois se percebeu que:
- Tal como um instrumento musical, a música não tem vida própria, logo não é capaz de, por si só, adorar ou blasfemar contra Deus e/ou sua criação. Somente quando é cantada é que ela serve a um desses propósitos, por isso músicas do U2 estão no repertório de diversas bandas cristãs, assim como músicas gospel recentemente tem sido usadas em shows de duplas sertanejas e grupos de pagodes (uma lástima). Vale lembrar que até pouco tempo atrás a bateria era tido como um instrumento do capeta, por remeter aos "batuques" do candomblé, nenhuma igreja usava, até que alguém (abençoado seja) percebeu que isso era tudo besteira e superstição e hoje eu não conheço um único artista cristão que não use bateria em shows.
- Assim como uma faca fabricada num lugar qualquer, que tanto pode servir pra cortar alimentos que vão ser destinados aos pobres na África, quanto para matar uma pessoa, o compositor/cantor de uma música não é responsável pela adoração contida nela. Ele é responsável pela adoração dele e você pela sua, por isso não adianta encher seu ouvido de música gospel se o seu coração tá duro que nem uma pedra!
- Deus criou os amigos, criou a natureza, criou cada um de nós, homens e mulheres, nos dá momentos de alegria para desfrutarmos e provações para que cresçamos... Porque diante de tantas maravilhas Ele seria tão egocêntrico a ponto de só nos autorizar a cantar músicas que falem sobre Ele? Não devemos adorar nada nem ninguém acima dEle, mas cantar um música sobre a pessoa amada, sobre nossas mães, pais, amigos, etc não significa que aquela pessoa está acima de Deus (a própria bíblia tem um livro inteiro dedicado a poesia romântica de um casal). Cantar uma música pra uma pessoa é o mesmo que dizer "eu te amo", apenas com outras palavras e com uma melodia... Assim também a música serve como luta, contra injustiças, preconceitos, crimes, etc! É uma arma poderosa que chega aos ouvidos de milhares e pode ajudar muitos a se desviar de caminhos tenebrosos.

Sendo assim a divisão mais correta a se fazer da música é: música boa e música ruim! simples assim... Uma música que fala de coisas boas, de amor verdadeiro, de amizade, de angústias e sofrimentos que vemos e vivemos, de denúncia contra os preconceitos, etc. não precisa necessariamente ser cantada por uma banda gospel pra que você seja autorizado a gostar dela. Bem como nem tudo que é produzido no meio evangélico tem qualidade de fato. Aliás isso está cada vez mais raro, um artista cristão autêntico que vive o que canta. Muitos hoje só querem saber do sucesso e da grana, tal e qual artistas seculares! Sendo assim, eduque seu ouvido a gostar de fato do que tem qualidade, uma boa letra, boa melodia, bom arranjo, que toque o seu coração e não qualquer música vomitada por aí ;)